Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » A Crença do Muçulmano » Por que os muçulmanos chamam os demais para o Islã?
Tamanho da Fonte
Por que os muçulmanos chamam os demais para o Islã?

WhydoMuslimsCalltoIslam.jpgSe descobrisse algo tão surpreendente que se sentisse pulando de excitação, qual seria a primeira coisa que gostaria de fazer?  Se descobrisse a resposta para um quebra-cabeça e soubesse que outros estavam tentando fazer a mesma coisa, como se sentiria, como reagiria?  Se descobrisse o significado da vida ou os segredos do universo, o que faria com esse conhecimento? Se descobrisse uma forma de banir o medo e a tristeza e substituí-las por felicidade eterna, o que faria? 

A maioria não conseguiria conter a excitação e gostaria de contar ao maior número de pessoas possível.  Gostaria de contar a todos o que tinham descoberto na esperança de que ficassem igualmente empolgados.  E essa é a resposta curta e concisa de por que os muçulmanos chamam outros para o Islã.  Porque estão convencidos sem sombra de dúvida que o Islã é o significado da vida, o segredo do universo e a chave para a felicidade eterna. Estão todos interligados em um pacote alcançável e compreensível e querem que cada pessoa na face da terra saiba disso.

Mas existe uma resposta mais longa e envolve obedecer aos mandamentos de Deus, seguir os passos dos profetas e reunir recompensas na esperança de obter paz e felicidade eternas na Outra Vida.

O Islã é o que às vezes se chama de religião proselitista.  Isso significa que é uma religião que tenta convencer as pessoas que seu sistema de crenças é o correto.  O Islã é uma religião que tem todas as respostas para as grandes questões da vida e não tem restrições sobre quem pode ser muçulmano.  O Islã é a religião para todos os povos, todos os lugares e todas as épocas.  Ninguém pode ser barrado de aprender a verdade, não importa seu histórico religioso, etnia ou nacionalidade.  

Uma vez que uma pessoa é muçulmana é totalmente igual a todos os outros muçulmanos, não importa de onde ela seja, sua aparência ou em que estado suas vida e coração estava antes de abraçar o Islã.   A verdade sobre Deus e Seu propósito para nós, Sua criação, é algo que todos devem ter acesso.  Assim, aqueles de nós que sabem, são ordenados por Deus a contar aos outros. 

"E que surja de vós uma nação que recomende o bem, dite a retidão e proíba o ilícito. Esta será (uma nação) bem-aventurada." (Alcorão 3:104)

"Convoca (os humanos) à senda do teu Senhor com sabedoria e uma bela exortação e dialoga com eles de maneira benevolente." (Alcorão 16:125)

A maioria das pessoas quer espalhar as notícias empolgantes sobre o Islã e, ao mesmo tempo, cumprir os mandamentos de Deus.  Os sábios do Islã concordam que chamar outros para o caminho de Deus é uma obrigação comunal. É o que todo crente deve empreender, mas se em um lugar em particular existe um número suficiente de pessoas fazendo isso, os outros estão liberados dessa obrigação.

Esse trabalho é chamado de dawah e a pessoa que se engaja nele é chamado de daee.   Entretanto, seria errado supor que somente pessoas especializadas podem fazer dawah.  Claro, pregar para uma grande multidão requer treinamento, mas a realidade é que todos os muçulmanos praticantes fazem alguma forma de dawah todos os dias.  Sua maneira de viver e lidar com os outros geralmente é a melhor forma de dawah.  O Islã é um modo de vida e quando as pessoas veem o contentamento, modéstia e justiça embebidos na vida cotidiana dos muçulmanos - deve parecer, e é, muito convidativo.  Ser um bom exemplo é uma maneira fácil de chamar as pessoas para o Islã.  Uma religião de misericórdia e perdão na qual as pessoas se comportam todos os dias de uma maneira que é atraente para aqueles cujas vidas não são tão alicerçadas.

Entre as razões que as pessoas gostam de chamar as outras para o caminho do Islã é que desejam seguir os passos dos profetas de Deus.  A missão deles é chamar as pessoas para saírem da escuridão para a luz.  Tentaram tirar as pessoas da descrença para a crença na Unicidade de Deus.  O profeta Muhammad, o último em uma longa linha de profetas, foi enviado para a humanidade por Deus para contar, entre outras coisas, sobre as recompensas imensas na Outra Vida para aqueles que creem em um Deus Único e O adoram corretamente.  

"E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porém, a maioria dos humanos o ignora." (Alcorão 34:29)

"E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porém, a maioria dos humanos o ignora. E, como convocador (dos humanos) a Deus, com Sua anuência, e como uma lâmpada luminosa. E anuncia aos crentes, que obterão de Deus infinita graça." (Alcorão 33:45-47)

Outra razão para fazer dawah é que é uma fonte ilimitada de bondade e recompensa.  Quando uma pessoa abraça o Islã por causa da influência de outra, o chamador para o Islã recebe recompensas toda vez que a pessoa adora a Deus.   O profeta Muhammad disse: "Quem chamar para a orientação terá recompensa semelhante à daquele que a seguir, sem que a recompensa de nenhum dos dois seja diminuída." [1] Ele também disse: "Se Deus guia uma pessoa por meio de alguém, isso será melhor para esse alguém do que possuir camelos vermelhos." [2] Na época do profeta Muhammad os camelos eram muito valiosos e a variedade vermelha era a mais valiosa de todas.

Os muçulmanos acreditam que o único meio de ser bem-sucedido nessa vida e na outra é vivendo a religião do Islã.  Acreditam que todas as grandes questões da vida, as que o mantém acordado à noite e sonhando durante o dia sobre uma eternidade de iluminação, podem ser respondidas pelo Islã.  A sinceridade é um conceito importante no Islã; aqueles que não são sinceros sabem que suas recompensas diminuirão rapidamente.  Os crentes que querem propagar as boas novas do Islã de maneira sincera podem ver suas recompensas se multiplicarem, mesmo que seus esforços não sejam bem-sucedidos.  Os muçulmanos querem sinceramente que todos nesse planeta conheçam e amem Deus da maneira que eles conhecem e amam Deus.  E por isso que os muçulmanos chamam outros para o Islã. 

 
Notas de rodapé:

[1] Saheeh Muslim

[2] Saheeh Bukhari & Saheeh Muslim

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10655/por-que-os-muculmanos-chamam-os-demais-para-o-isla/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,456,051 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3