Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » O Alcorão Sagrado » Sucesso no Islã (parte 2 de 2): O sucesso definitivo é seu
Tamanho da Fonte
Sucesso no Islã (parte 2 de 2): O sucesso definitivo é seu

SuccessinIslam2.jpgNa parte 1 aprendemos que o Islã se preocupa com o sucesso definitivo.  O paraíso eterno é o sucesso definitivo, assim como o fogo do inferno é o fracasso definitivo.  Existem muitas maneiras de alcançar um resultado favorável, porque Deus prometeu o paraíso àqueles que O obedecem.  A eles Ele promete serenidade, contentamento, felicidade e paz de espírito.  Isso, entretanto, não significa que essas coisas não podem ser alcançadas nessa vida também, assim como eternamente.  Uma vida boa é possível para aqueles que olham para Deus, o Alcorão e as tradições autênticas do profeta Muhammad em busca de orientação.  O sucesso é facilmente atingível e hoje discutiremos algumas maneiras de alcançar o sucesso nessa vida e assegurar o sucesso definitivo.

Virtude

O profeta Muhammad nos deixou uma definição muito boa de virtude.  Ele disse: "... Virtude é o que deixa a alma e o coração tranquilos, mas pecado é o que levanta suspeita na alma e perplexidade no peito, mesmo que as pessoas decidam a seu favor." [1] Uma das coisas que nós seres humanos definimos como sucesso é a habilidade de dormir bem à noite e viver com uma consciência clara, e aqui vemos que a virtude fornece isso.  A virtude inclui seguir os mandamentos de Deus, se empenhar em fazer todos os atos de adoração que incluem oração, caridade e jejum com boa intenção e coração sincero.   

"A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for crente, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das ações." (Alcorão 16:97)

Gentileza

Um verdadeiro crente é conhecido por seu comportamento gentil.  Empenham-se para ver o bem em tudo e em todos.  São os primeiros a dar do que amam para os menos afortunados ou em necessidade.  Um crente está, portanto, sempre pronto a assistir outras pessoas em necessidade de sua ajuda com um espírito verdadeiro de gentileza.

"Não há utilidade alguma na maioria dos seus colóquios, salvo nos que recomendam a caridade, a benevolência e a concórdia entre os homens. A quem assim proceder, com a intenção de comprazer a Deus, agraciá-lo-emos com uma magnífica recompensa." (Alcorão 4:114)

Deus é bondoso. Ele multiplica a recompensa para as boas ações e perdoa as más ações.  O profeta Muhammad disse que Deus decretou as boas e más ações, mas quem pretender fazer uma boa ação e não a fizer, Deus registrará como uma boa ação completa; se pretender fazê-la e a fizer, Deus registrará como entre dez a setecentas boas ações ou mais.  Quem pretender fazer uma má ação e não a fizer, Deus registrará como uma boa ação; se pretender fazê-la e a fizer, Deus registrará como uma má ação.[2] A pessoa cujas boas ações forem multiplicadas é, de fato, bem-sucedida.

Lembrar-se de Deus

Uma das maneiras mais fáceis de sentir satisfeito e relaxado é lembrar-se de Deus.  Alivia o estresse e a preocupação e deixa a pessoa focada no propósito verdadeiro da vida que, claro, compreendemos que é adorar a Deus em tudo que fazemos.  Entretanto, a condição humana não é sempre pacífica, a ansiedade pode nos afetar a qualquer momento e não temos controle sobre isso.  Temos, entretanto, controle sobre nossas reações.  Se reagirmos nos voltando para Deus, lembrando que Ele tem muitos atributos e nomes pelo qual podemos chamá-Lo, navegaremos de maneira bem-sucedida pela estrada da vida.  

"Em verdade, é na lembrança de Deus que o coração encontra conforto." (Alcorão 13:28)

Confiar em Deus

"Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente..." (Alcorão 65:3)

O caminho para o sucesso pode ser encontrado colocando nossa confiança em Deus.  Quando estamos cientes do fato de que Deus tem controle sobre todas as coisas e quer que conquistemos o sucesso definitivo, podemos começar a relaxar e, talvez, encontrar sucesso em nossas vidas terrenas também.   Deus quer o melhor para nós; se fizermos o que é certo e, ainda assim, as coisas não forem de acordo com nossos planos, não significa que fracassamos. Significa que o plano de Deus para nós não é o mesmo futuro que tínhamos previsto.   Nesse ponto, devemos aprender a confiar em Deus.

"Se Deus vos secundar, ninguém poderá vencer-vos; por outra, se Ele vos esquecer, quem, em vez d’Ele, vos ajudará? Que os crentes se encomendem a Deus!" (Alcorão 3:160)

Uma palavra final sobre o fracasso

Se algo ruim acontece, se as coisas não vão de acordo com o plano, não é necessariamente um sinal de fracasso.  A atitude e ação corretas ajudarão a lidar com a situação da melhor maneira possível e, no final, lembrar que é o sucesso definitivo (Paraíso) que realmente importa.  Deus prometeu que aquele que morre seguindo Seu caminho será bem-sucedido.  Se algo desagradável acontece ou uma calamidade atinge uma pessoa, não deve dizer: "Se tivesse feito isso e aquilo, isso não teria acontecido comigo" ou "Se não tivesse feito isso e aquilo, isso não teria acontecido comigo". Isso é um sinal de não ter paciência para aceitar o que foi perdido e não pode ser reconquistado e é indicativo de não ter a compreensão correta da crença na vontade divina e decreto de Deus.   Esses pensamentos negativos causam dor e permitem que Satanás ganhe poder sobre uma pessoa por meio de pensamentos e fracasso e preocupações.  O Profeta Muhammad disse: "De fato, um crente forte é mais amado por Deus do que um crente fraco, embora ambos sejam bons. Empenhe-se para fazer o que lhe beneficiará, busque a ajuda de Deus e não se sinta impotente. Se algo lhe atingir, não diga : "Se tivesse feito (isso e aquilo) e então isso e aquilo teria acontecido". Ao contrário, diga: "Deus decretou e o que Ele deseja, Ele faz", porque "se" abre a porta para o trabalho de Satanás."" [3]

O Islã guia para a senda reta que pode levar para o sucesso nesse mundo e na outra vida.  Entretanto, está claro que a religião do Islã encoraja os crentes a se empenharem pelo sucesso na outra vida, porque isso é o que nosso criador Deus chama de sucesso supremo ou definitivo.

"...quem for afastado do fogo infernal e introduzido no Paraíso, triunfará." (Alcorão 3:185)

 
Notas de rodapé:

[1] At Tirmidhi 

[2]Saheeh Al-Bukhari, Saheeh Muslim

[3] Saheeh Muslim

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10414/sucesso-no-isla-parte-2-de-2/

Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2018, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,885,902 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3