Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940
Email: siteluzdoislam@gmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Pilares do Islam » Zakat - Méritos e Preceitos
Tamanho da Fonte
Zakat - Méritos e Preceitos
Algumas Prescrições e Pareceres Jurídicos Quanto ao Zakat

Extraídos do Livro: “Mukhtassar Al Fiqh Alisslámi” e o livro: “Rissalat Fil Fiqh Al Muyassar” e dos Pareceres Jurídicos do Centro de Fatwa sob a supervisão do Dr. Abdullah al Faquih

1 – O Significado do Zakat, Seu Preceito e Mérito
Introdução
A Sabedoria na Diversidade dos Rituais

Allah instituiu para os Seus servos diversos rituais. Há os relacionados ao corpo, como a oração; os que dizem respeito aos gastos do dinheiro, que todos apreciamos, como zakat e caridade; há o relacionado tanto com o corpo como com o dinheiro como o Hajj (peregrinação) e o Jihad (empenho pela causa de Allah); há os que dizem respeito à abstenção dos desejos, como o jejum. Allah diversificou os rituais para testar os seres. Quem irá dar preferência à obediência ao seu Senhor sobre os seus desejos pessoais, para triunfar com a satisfação de Allah e Seu paraíso.

As Condições do Dinheiro Benéfico para a Pessoa:
O dinheiro é benéfico para a pessoa se preencher três condições: Que seja lícito, que não ocupe o seu proprietário de obedecer a Allah e ao Seu Mensageiro, que pague o direito de Allah nele.

O zakat constitui em crescimento e aumento. É um direito obrigatório em bens particulares, para uma seita em particular, em época específica.

A época do preceito de zakat:
O zakat foi estabelecido em Makka. Porém, a importância em que incide e os bens sobre os quais incide e sua quantidade foram estabelecidos em Madina no ano dois da Hégira.

O Preceito do Zakat

O Zakat é o mais importante pilar do Islam após os Testemunhos de Fé e a Oração. É o terceiro pilar do Islam.

1 - Allah, exaltado seja, disse: “Recebe, de seus bens, uma caridade que os purifique e os santifique, e roga por eles, porque tua prece será seu consolo; em verdade, Allah é Oniouvinte, Sapientíssimo.” (Alcorão Sagrado, Attauba, 9:103) Isso e uma ordem de Allah a Seu Profeta para que retire dos bens dos ricos uma quantia e que seja distribuída aos pobres.

2. Ibn Ômar (R) relatou que o Mensageiro de Allah (S) disse: “O Islam foi edificado sobre cinco pilares: o testemunho de que não há outra divindade além de Allah, a prática da oração, o pagamento do zakat, o jejum durante o mês de Ramadan e a peregrinação à Casa.” (Bukhári e Musslim).

· A Sabedoria Quanto ao Estabelecimento do Zakat
1 – O objetivo do zakat não é apenas arrecadar dinheiro e distribuí-lo entre pobres e necessitados. O objetivo principal é o ser humano sobrepujar o dinheiro, sendo seu mestre e não seu servo. Por isso o zakat foi instituído para abençoar quem dá e quem recebe e os purifique.

2 – O zakat, mesmo que na aparência seja diminuição dos bens, porém, a sua influência é aumento em bênção e em quantidade ao dinheiro, aumento da fé no coração do pagante, aumento na nobreza do seu caráter. É gasto e doação. Gasto do que é apreciado por Alguém Superior a ele. Constitui na satisfação do Senhor, glorificado seja, e na conquista de Seu Paraíso.

· Quem Possui o Dinheiro
A organização dos bens no Islam está baseada no reconhecimento que somente Allah é o Verdadeiro Dono dos bens. Somente Ele, glorificado seja, possui o direito de organizar a questão da propriedade, estabelecer os direitos sobre os bens, a sua limitação, quantificação, e gasto, os meios de adquiri-los e os meios de gastá-los.

3. O zakat expia os pecados e constitui no meio para se ingressar no Paraíso e se salvar do Inferno.
4. Allah estabeleceu o zakat e incentivou pagá-lo para a purificação pessoal do vício da avareza. É uma ponte forte que vincula os ricos com os pobres, causando o sossego das almas, a pureza dos corações, a expansão dos peitos, com todos auferindo segurança, amor e fraternidade.
5. O zakat aumenta as boas obras de quem o concede, protege os bens das calamidades, os faz frutificarem e aumentarem, supre as necessidades dos pobres e necessitados, veda os crimes financeiros como os roubos, os assaltos e a usurpação.

· O Mérito do Pagamento do Zakat
1. Allah, exaltado seja, diz: “Os crentes que praticarem o bem, observarem a oração e pagarem o zakat, terão a sua recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se angustiarão.” (Alcorão Sagrado, Al Bacara, 2:277).
2. E diz: “Aqueles que gastamdos seus bens, tanto de dia como à noite, quer secreta, quer abertamente, obterão a sua recompensa no Senhor e não serão
Navegação de Artigos:
<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>

Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Centro Islâmico de Taubaté © 2009-2017, todos os direitos reservados.
Rua Benedito Silveira Moraes, 221, Bairro Jardim do Sol - Taubaté - SP. CEP: 12070-290. Fones: (12) 3624-8602 / 3411-1940.
E-mail:
siteluzdoislam@gmail.com

2,284,426 visitas únicas

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3